domingo, 27 de setembro de 2015

Inscrição do Esquecimento - Sr. Xu - Montanha Wang Wu parte 2

Para ler a primeira parte, clique aqui - Texto do Sr. Xu, sobre o qual não se sabe nada.


Na vida eterna é que o espírito e a forma do corpo se encontram em completude. Ou seja: Qian e Kun são trigramas que representam o céu e a terra e são a matriz das transformações. Se eles forem desalinhados, não se pode reconhecer as transformações.
Nosso corpo é um vaso  e nele se encontra armazenado a natureza interior. Se ele for desalinhado, não haverá mais morada para a natureza interior.  Se a natureza não tem mais onde residir, como ela pode se manifestar?
Estes são os ensinamentos mais altos sobre o corpo e o espírito, que precisam se encontrar juntos na plenitude.

Se nós apenas cultivarmos o espírito e não cultivarmos o corpo, o espírito não terá lugar para habitar. Sem um lugar para habitar, como poderá encontrar um local seguro e paz? Contudo a consciência continuará seu caminho por outros reinos e pode eventualmente encontrar morada em outra família.
Mas se cometer os mesmos erros, novamente irá falhar em ter sucesso para obter realização. De qualquer forma, todo esse movimento gera transformação.

Alguns podem dizer: "No fim da vida quem teve boas ações e cultivou o espírito adequadamente transcenderá o mundo e entrará no reino da perfeição. Nunca mais cairá nos reinos de sofrimento da existência." No entanto estas palavras são ditas apenas para conforto, não são palavras referente a verdadeira perfeição e podem ser facilmente contestadas por quem conhece os segredos e as chaves das "vidas passadas".

Hoje, um homem sábio e realizado que repousa longe do envolvimento mundano não mais faz distinção entre certo ou errado. Mas ele franze os olhos se observa alguém fazendo alguma atitude má e cruel e sorri se vê alguém tendo boas ações, ajuda quando lhe é permitido e deixa que a própria vida cuide de julgar e ensinar as pessoas, sem que ele tenha a necessidade ou obrigação de ajudá-las ou de ensiná-las, o caminho espiritual é muito mais amplo do que se pode julgar apenas com uma observação.

Quando o espírito é puro e o Qi (energia vital) é vigoroso, não perdemos mais tempo julgando falsas impressões, a mente não possui mais fendas e deixamos a vida e a morte cuidar do caminho das pessoas.
Mas quando a consciência se transforma em "não consciência" ou a consciência humana recai para a consciência animal, quem pode explicar isso? Por exemplo: Um senhor de Qin foi transformada em pedra - este é um caso em que consciência se transforma em "não consciência" - Sr. Huang foi transformado numa tartaruga - este é o caso em que a consciência humana recai para a de um animal.
Neste modelo, o entendimento e a consciência são considerados como os princípios da transformação do Yin e do Yang. Como eles podem ser estáveis e permanentes?
Estes são os valores mais altos dentro do Taoismo sobre os princípios de o corpo e a mente entrarem juntos no reino da existência; e o quanto pode ser precioso e absurdo falar sobre a observação e o aprendizado que se possui ao abandonar a forma do corpo físico.

Atualmente existem muitas pessoas que sabem que posições sociais elevadas são sem valor e compreendem que a vida e a morte são uma coisa só. No entanto quando o fim da vida se aproxima eles procuram por médicos e fazem até pactos com os demônios para viveram mais tempo.
Sobre essas pessoas os sábios dizem: eles dizem sobre a morte, mas não morrem compreendendo a longevidade. Como pode a sua fala ser tão vazia? Aqueles que desejam atingir algum nível de contato com o Tao primeiro precisam praticar meditação (sentar e esquecer). Sentar e esquecer significa aniquilar as miríades de estados da realidade projetada.

Para isto primeiro precisamos entender que sustentamos dentro de nós incontáveis suposições que são ilusão. Depois, precisamos estabilizar a mente. Sobre estabilizar a mente, tudo precisa ser livre, aberto e desvelado. Abaixo da mente estável, todas as coisas precisam ser grandes. espaçosas e insondáveis. Se você for capaz de manter esse estado e não se mover, irá se unir com o Tao.
Isto é chamado de "entrar no estado de grande estabilidade".

Um vez estabilizado, as visões e revelações vão surgir. Quando as revelações surgirem, mantenha-se estável observando, não perca a estabilidade e não deixe as visões alterarem seu estado de imobilidade, se você continuar a observar suas suposições de ilusão, certamente alcançará a perfeição maravilhosa.
Ou seja, no seu corpo não haverá mais desalinhamento ou escape de yin e de yang, a roda irá girar e surgirá o ouro e o zinabre  para experimentar a metamorfose do vento.

Somente quando ascender e entrar na "não forma", irá através dos pontos remotos de todas as transformações. Entrando no campo da vastidão, poderá se tornar um com o Tao. Isto é chamado de "obter/atingir o Tao", isso se dá somente após o Yin e o Yang estarem planamente conduzidos sem se dispersarem ou se perderem.




Acesse nosso site: www.taoismobrasil.com

Traduzido por Tai Yin - Carlos Gonzaga Jr. - Tradição Jiulong Kunlun

Nenhum comentário:

Postar um comentário