sábado, 19 de setembro de 2015

Inscrição do Esquecimento - Sr. Xu - Montanha Wang Wu parte 1

Este é um escrito sobre ZouWang - meditação profunda. Não se sabe nada sobre seu autor, senhor Xu, apenas sabe-se que este texto foi mantido em forma de tradição oral por muito tempo e pertence ao Dao Zhang (os clássicos taoistas).

Meu antigo mestre me disse: Sentar e esquecer é a fundação da longevidade. Uma vez engajados na perfeição para refinar o corpo e a forma (Jing - Energia essencial), e uma vez purificados, nós mergulhamos dentro do Qi. Quando nos aproximamos do Tao para refinar o qi (Chi - energia vital), e uma vez que ele está limpo, nós mergulhamos no Shen (espírito). Quando a estrutura física se une com o Tao isso é chamado de "atingindo o Tao". Se o Tao não possui início nem fim como pode algo morrer? Esta é a força de um imortal?

Perfeição é o princípio do Tao, nós nos purificamos para nos aproximar do nosso espírito original e assim atingir a perfeição.
Chuang Tzi (Zhuang Zi) diz: eu comprimo meus membros e meu corpo, me afasto do intelecto e da percepção, desconstruo a forma do meu corpo, me libero de qualquer conhecimento, e me torno um com a Grande Transformação (a força que transforma a natureza). Isto é exatamente o que nós pensamos: Chuang Tzi sempre diz: "Sabedoria e tranquilidade devem se alternar no cultivo, a harmonia e a ordem surgem do processo de contentamento e tranquilidade que compõe a natureza interna de todo ser. E somente isto".
 E ele diz: "Aquele que descansa na estabilidade da paz cósmica tem a sua frente raios de luz celestial". Aqui descanso se refere a mente, e luz celestial se refere-se a visões e compreensões profundas e reveladoras. Conforme se estabiliza a mente, a luminosidade vai trazendo o entendimento das coisas. Pela luminosidade você pode ver as miríades de aspectos projetados na realidade, e no vazio e esquecimento surgem o reino de serenidade infinita. Isto é o que chamamos de "sentar e esquecer".

As pessoas buscam muitas técnicas e muitos meios, mas a maioria delas não são hábeis para compreender o ponto essencial desses ensinamentos.

Por exemplo: havia um homem que decorou todos os ensinamentos de sua tradição. Ele não conseguia falar com simplicidade sobre eles, e fixou seus estudos nos textos só dessa tradição, se fechando a todo o resto que existia. Este homem dedicou muitos anos de sua vida estudando sobre os métodos de sentar e esquecer, mas nunca de fato soube ou sentiu o que realmente se tratava essa meditação. (ZouWang Lun), deveria chamar de "sentar na loucura e agitação" e não "sentar e esquecer".

Então, quando for praticar o "sentar e esquecer", o que precisamos nos lembrar de esquecer?
Somente se lembre: "sentar e esquecer" é o caminho para a longevidade. Lao Tzi diz: "se você não possuir um corpo (e imagem de si mesmo), que vexames poderá passar? Como pode algo te atingir ou te fazer mal?"
Mas, se você não possuir mais um corpo e o perdeu, nós podemos dizer que você perdeu a base para a existência e para uma grande realização espiritual?
Eu respondo: quando nós falamos - "Não ter um corpo físico (e imagem de si mesmo)" não se refere a não possuir um corpo físico particular. Isso se refere a possuir uma estrutura física que é unificada ao Grande Tao, que não é influenciada por posição social e não busca avanços rápidos.
Ser tranquilo e vazio da ansiedade dos desejos que turvam a lucidez, e com isso se esquecer que ilusoriamente o corpo (e imagem de si mesmo) dependem de uma série de coisas para ser pleno, quando na realidade não precisa de nada.

Se o Sábio se concentra em refinar o espírito, ele acende para a não forma e se une ao Tao para se tornar um, é este o significado de "desconstruo a forma do meu corpo, me libero de qualquer conhecimento, e comprimo meus membros e meu corpo".

(Clique para ler a parte 2).

Acesse nosso site: www.taoismobrasil.com

Traduzido por Tai Yin - Carlos Gonzaga Jr. - Tradição Jiulong Kunlun

Abração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário