domingo, 15 de setembro de 2013

Desenvolvimento do Cháckra Sexual de Acordo com a Yoga Esotérica Taoista

Primeiro Post da Série: Explanação dos Chácaras e Algumas artes que influem diretamente sobre eles

O cháckra sexual, centro sexual, ou chacra sexual, é composto de uma parte Yin e outra Yang (nas tradições chinesas o termo Cháckra é chamado de Yao).

No homem estas duas partes ficam parcialmente unidas, sendo uma parte na genital (Yang) e a Parte Yin que se divide em dois locais: o sacro escrotal  e o pericárdio (referindo-se ao amor).

Na mulher essas duas partes são a genital que representa a parte Yin, os seios e o coração como parte Yang Sexual.

Essas divisões acontecem pelo fato de termos dois desejos: o desejo do tesão e o desejo do coração. E a união desses dois desejos é um dos segredo taoistas para a imortalidade.


Uma das minhas maiores questões sempre foi: qual o sentido de haver sexualidade entre os seres humanos? Qual o motivo de ficarmos carentes? E o sentido dos desejos? E porquê existem diferenças nos tipos de desejos sexuais que temos? (ver artigo sobre três naturezas de amante).

O tesouro espiritual taoista explica com maestria todas essas questões:

Vivemos num mundo que é criado pela nossa mente, pelas inteligências do nosso corpo, e que é sustentado pela força criadora divina. É simplesmente genial que tenhamos desejos e precisarmos da força de outro ser para gerar descendentes, que tenhamos carência e necessidade de tantas coisas que nos leva ao sofrimento e a realização, ou seja, nos possibilita experimentarmos e conhecermos a maravilha das sensações e possibilidades do universo, e a romper os padrões antigos, mais conhecidos como kharma - ver também o post sobre o sentido do sofrimento).
Muitas vezes somos muito tímidos, ou temos pena de nós mesmos. Mas não há problema, há muitas pessoas que têm esse mesmo padrão e talvez ao encontrá-las, pode ser tedioso, ou transformador.

Precisamos aprender a florescer, a realizar o que se deseja,  e a saber fazer boas escolhas, e para isso, as vezes, temos que nos machucarmos um pouco. Cair faz parte de aprender a andar, o universo não tem pressa, mesmo que já esteja andando, se a pisada estiver torta, irá machucar tudo, até aprender a endireitar, ou morrer, e começar de novo. (ver o post sobre morte, na visão taoista), até que não se morra mais.

Todo esse emaranhado de sensações, de desejos e confusões acontece pois a nossa energia sexual está voltada para fora, segundo o tratado do imperador amarelo, isso começa em torno dos oito anos de idade, quando no primeiro ciclo de 7 anos (o tempo de estabilizarmos as inteligências orgânicas no corpo se completa) nossa força vital e desejo volta-se a descobrir e experimentar o mundo de forma mais elaborada.

O taoismo nos propõe o contrário do que a mídia dos dias de hoje tenta: voltar esse desejo para dentro. É preciso compreender o que se deseja de verdade (para auxiliar nesse processo, temos os três filtros), depois disso, o que de fato é possível de acordo com as nossas condições no momento.

A arte de realização de todos os desejos está aberta a todos que cultivam sua força vital, por exemplo:  eu desejei não trabalhar todos os dias, escolher os horários que quero trabalhar, e ganhar o suficiente para fazer o que eu quisesse e quando quisesse, isso me foi dado.

No entanto é preciso conseguir escolher o que se quer, e perceber se é o momento e se há condições de se conseguir esta coisa, ou se é preciso alcançar e realizar algo antes, por exemplo: você deseja ser Juiz de algum grande tribunal, mas só tem concluído o ensino fundamental. As leis do país exigem que tenha-se formado em Advocacia, e ter cumprido outros requisitos.
Se realmente é o seu desejo ser esse Juiz, é preciso cumprir as etapas ou ter influência suficiente para pulá-las. E depois se a sua intenção for forte, e o seu desejo real, a energia irá cooperar com isso. É claro que quanto menos bloqueios se tem nos três corpos, mais fácil é atingir qualquer realização e abrir caminhos.

Existem sim milagres, mas o universo espera que as pessoas façam a parte delas, e sacrifiquem também um pouco da sua vida para tornarem-se aquilo que querem.

Também é possível com as práticas de reversão e fogo e água mudar o seu passado para que esteja como Juiz deste lugar no presente, mas o gasto de energia é imensamente maior do que fazer o caminho comum.

Há também a questão do desejo por outra pessoa, independente do sexo, idade, etc. Todo o desejo que temos por algum é uma ilusão que criamos dentro de nós, e tentamos transferir para outra pessoa. De fato, as vezes nos desiludimos por as pessoas não serem o que esperamos. Mas que obrigação elas têm de serem o que queremos? Pior ainda é quem tenta entrar num relacionamento esperando mudar a outra pessoa .... Sofrimento MODE ON - Ativar!

Então é preciso aprender a aceitar as pessoas com as limitações que elas têm, e compreender também que a qualquer momento as coisas podem mudar.

Também é preciso aprender a expressar seus desejos, por exemplo:

O menino é apaixonado pela menina, mas toda vez que ela está perto, ele abaixa a cabeça e sai correndo. Fazendo isso, será difícil que ela o perceba e venha a gostar dele. Talvez fosse melhor que ele a convidasse para tomar um sorvete.

Outra grande idiotice é ficar atrás de pessoas que rejeitam o nosso desejo. Há muitas pessoas no mundo, e pode-se ter experiência com qualquer uma delas que também queiram, ou mesmo escolher estar só.

Muitas pessoas se especializam e seduzir outras, e as magoam depois. Esse é um sentido de muito veneno no centro sexual. E veneno só gera veneno. São pessoas que não tem respeito pelos outros e não sabem sentir prazer verdadeiro.

Para conhecer o prazer verdadeiro, é preciso aprender a desenvolver o centro sexual:

As práticas de sexo, de desbloqueio do corpo, da sensibilidade do corpo quanto aos cinco sentidos: tato, olfato, paladar, audição e visão tem que ser estimuladas para aumentar a nossa capacidade de desejar, de oferecer e receber prazer.

Por isso, muitas vezes os artistas tem um poder sexual tão grande.

É preciso descobrir o que te dar prazer: brincar? Conversar? Lutar? Comer uma torta? Ficar em casa dormindo? Caminhar e fazer amizades? Festa? Meditação?
É preciso experimentar muitas possibilidades que se queira e desviciar os desejos obsessivos, eles são bloqueios também.

Aprenda a conhecer e a realizar seus desejos, desbloqueie as obsessões e retire o poder do seu desejo das coisas que são nocivas a você, seja senhor das escolhas de como utilizar suas vontades, sem forçar, sem ter pressa para esse aprendizado mas buscando-o sempre.

No fim, todos os desejos são uma corrupção da nossa luz original, eles surgem pelo motivo de não conseguirmos nos alinhar com a nossa verdadeira natureza. Mas definitivamente, bloquear e ignorar os nossos desejos não é o caminho para este alinhamento, é preciso cuidar com amor do que sentimos e ir curando as feridas, as ilusões, até que percebamos que na realidade, a plenitude está dentro e não pode ser obtida através de nada externo.

Esse é o caminho para a verdadeira felicidade.

Acesse nosso site: www.taoismobrasil.com

Abração.
Tai Yin - Carlos G.


Nenhum comentário:

Postar um comentário