quinta-feira, 18 de julho de 2013

Metal

Metal
Voltando a escrever sobre os 5 elementos, eu prometo que eu vou terminar, mas nunca falei quando isso seria feito. Já estamos no 3º elemento, caminhamos para o fim. Vou usar mais do elemento metal para terminar essa empreitada, já que esse é o elemento da ação, da determinação.
Esse elemento, tal como a madeira, tem dois trigramas que o compõem, o Céu e o Lago. O céu duplicado forma o hexagrama do criativo, o primeiro hexagrama do I Ching, o livro das mutações (outro assunto interessantíssimo!). Esse é o lado yang do metal, o lado empreendedor, cheio de ideias e muito ativo.

Já o lago nos mostra o lado de recolhimento do elemento. Tal como o lago recolhe a água dentro dele, o metal contrai a energia. Essa característica yin explica o grande foco e a determinação que as pessoas de metal têm.

Brincadeiras a parte, as pessoas com vibração de metal são muito exigentes, com elas e com os outros. São corajosas, enfrentam os problemas, são disciplinadas e perseverantes.
Essas pessoas têm como órgão principal o pulmão e o sentido do olfato. “O cheiro está intrinsecamente ligado à intuição.” (Gonzaga, 2013). São pessoas mais intuitivas.
Vou usar mais um estereótipo (tal como a citação Disney para o elemento madeira) para ajudar a entender a personalidade dessa vibração. As pessoas de metal podem criar uma armadura envolta delas, o que as protege, mas também as isola. O homem de ferro, além de ter a armadura, também parece ter a personalidade de metal no primeiro filme.



“Será que quem escreveu o homem de ferro sabia sobre qigong? Hahahaha” (Gregório, 2013). Acho que não, mas a personagem principal é realmente alguém de metal no filme, uma pessoa bem-sucedida, empreendedora, mas profundamente solitária.
A sombra desse elemento é a rigidez e a tristeza. Eles podem ser muito duros e parecer uma pedra de gelo, mas essa aparente força se volta contra eles quando eles precisam de ajuda e os outros nem percebem. A extrema rigidez os machuca muito, esse lado cortante do metal pode destruí-los.
A nossa realidade está baseada no elemento metal, o nosso mundo é concreto, rígido, baseado na ação. Só que a sombra do metal também está presente, destruição e rigidez não são atributos exclusivos do homem, a natureza é destrutiva e fazemos parte dela, apesar de nos excedermos.



Pessoas que não vibram metal podem ter toxina no pulmão, o que leva a procrastinação. Até parece palavrão, mas é apenas a arte de enrolar e adiar as coisas importantes. É muito lógico isso, se o metal é o elemento da ação, as toxinas nele levam a não ação. 

Acesse nosso site: www.taoismobrasil.com

Li Hua - Maitê Gomes



Um comentário :