domingo, 27 de janeiro de 2013

Explanação sobre Yi Jin Jing -> Os Doze exercícios que transformam e alinham os tendões

Terceiro post da série: Explanação sobre o Legado de transformação dos músculos e tendões Kunlun - Yi Jin Jing

Nota: Lembrando que existem muitas versões desses mesmos exercícios, mas dentro de um sistema de Alquimia interna Taoísta, os exercícios devem ser mantidos como manda a tradição, sem misturas com outros sistemas, sem modificações na forma de transmissão, os exercícios podem ser adaptados para pessoas com determinados problemas físicos, que rapidamente serão solucionados pela fórmula.


Os doze exercícios tem um papel fundamental no desenvolvimento da estrutura para suportar e manifestar Qi (Chi) e acessar as forças ocultas que jazem em todos os seres.
A fórmula tem muitos detalhes secretos, mas é tão poderosa, que mesmo se fazendo só a parte externa com os alinhamentos parcialmente corretos, já tem um efeito absurdamente transformador no corpo.

Ao abrir e alinhar os espaços do corpo, os canais se abrem e as doenças e desconfortos desaparecem; o coração abre e as emoções se regulam; a mente se abre e o espírito se manifesta.

Todas as yogas que se utilizam de geometria sagrada para alinhar o corpo, tem esse mesmo objetivo.

Os doze exercícios são muito antigos, mas tiveram uma grande influência de outras linhagens no passar do tempo, tentando simplificar a fórmula antiga, que era dificílima. A contagem de doze exercícios é alinhada de forma que os três campos de elixir do corpo (abdômen e virilha, tórax, cabeça) possa se alinhar juntamente com as pernas nas quatro direções (4x3=12), sendo os primeiros nove exercícios para alinhar a parte superior do corpo e os três últimos para alinhar e integrar todo o corpo ao universo. Conforme vai se tendo realização nesta prática, aflora a consciência de que as extremidades do corpo físico não são o fim de uma estrutura, apenas um dos pilares de algo muito maior.

Se diz na tradição kunlun, que somos o sonho e a projeção de uma estrela, e que o nosso corpo físico é apenas o início de um corpo estelar imenso, que também não é um fim.

Organização dos exercícios da fórmula tradicional:

Primeira parte: Integração dos três Dan Tiens (campos de elixir que incluem a junção de vários centros: 1. centro sexual, umbigo e estomago, 2. estomago, centro do coração e garganta, 3. garganta, terceiro olho e alto da cabeça).

1. Despertar do Dragão Vermelho (o início da vida através do fogo do coração)
2. Pangu Divide o Universo em Yin e Yang (o surgimento do mundo manifesto)
(estes exercícios também são chamados de oferecer o pilão)
3. Sustentar os 7 Céus ou somente Sustentar o Céu (a estruturação e sustentação do mundo manifesto)


Segunda parte: Alinhamento do corpo em direita e esquerda:

4. Organizar e tranquilizar as estrelas (alinhar lado direito e esquerdo do corpo)
5. Punho divino (rompe o kharma cristalizado no campo energético e reestrutura o corpo)


Terceira parte: Alinhamento e balanceamento de inferior e superior, onde o claro e escuro se unem para o regresso á origem.

6. Demônios e Anjos desembainham suas espadas (abrir o ponto na cabeça que se relaciona com o ego e abrir o ponto no corpo que recebe energia quente do universo).
7. Dragão Verde mostra e estende as garras (liberar o excesso de energia do corpo e abrir as omoplatas)
8. Quebrando as três cabaças ou três tijelas (integrar os três campos de elixir e abrir todos os centros do corpo, fazendo o períneo e o topo da cabeça vibrarem)

Quarta parte: Integração com a Terra e com todo o universo á partir dela.

9. Dragão Azul desce á Terra (exercício que abre as fontes borbulhantes no centro dos pés)
10. Dragão balança a calda e varre as estrelas ou tigre espreita (conectar a energia do corpo)
11. Tigre levanta sobre duas patas (circular energia da Terra no corpo)
12. Tigre alonga as costas (integração e circulação da fórmula toda)

Finaliza-se com um movimento chamado de integração, para afundar a energia no Baixo Dan Tien (o do umbigo), quando as mulheres estão menstruadas, devem armazenar a energia em outro lugar, mas quem está iniciando o caminho dentro do qigong, não precisa se preocupar com isso.





Visite nosso site: www.taoismobrasil.com

Escrito por Tai Yin (Carlos Gonzaga) - Portador da tradição Jiulong Kunlun

Nenhum comentário:

Postar um comentário