domingo, 2 de dezembro de 2012

Yin Jin Jin - O legado de transformação dos músculos e tendões

Já parou para pensar no que são os tendões e músculos do seu corpo, e da importância de mantê-los saudáveis?

Se pararmos para observarmos a diferença da saúde dos músculos e tendões de uma criança e de um senhor de idade, fica claro que a saúde dessas estruturas está conectada com a disposição, com o vigor e com a força mental e espiritual das pessoas. Todas as artes marciais, e os exercícios pensados para manter a saúde baseiam-se no fortalecimento e alinhamento do corpo, esse é o princípio do método Yi Jin Jing.


Yi Jin Jing é o método de transformação dos músculos, tendões, e limpeza de energia dos canais do corpo, abrindo o caminho para a energia circular e melhorando a estrutura para que ele suporte vibrações cada vez mais altas, até que ele possa estar todo alinhado, ou seja, sem nenhum desconforto e com o máximo da força que esses alinhamentos proporcionam.

Este termo foi utilizado para descrever um método criado pelo monge fundador da linhagem de alquimia interna taoista Chan Zen, e também da sua linhagem irmã, Xiantianwujimen - O portão Iluminado; apesar disso, o termo começou a ser adotado á partir dos anos 50 do séc. passado para descrever todas as práticas que tem a mesma função de fortalecimento, abertura e limpeza que o método original que recebeu esse nome.


Há também níveis de intensidade de treinamento de acordo com o objetivo de cada praticante, pode-se treinar Yi Jin Jing para quebrar pedras com o punho, ou ainda se utilizar esse treinamento para desenvolver habilidades de vibrar os tendões, fazer telecinesia ou emitir ondas de cura ou hipnose.

Não se pode obrigar a energia a circular no corpo, mas se pode abrir caminho para que ela circule, e tentar puxá-la de forma suave. Isso auxiliar a limpar e abrir os canais, alinhando-os. Quando todos os canais estão alinhados, a mente se abre.

Visite nosso site: www.taoismobrasil.com

Escrito por Tai Yin (Carlos Gonzaga) - Portador da tradição Jiulong Kunlun






4 comentários :

  1. Olá a todos,

    Me desculpem mas o que você relacionou sobre o Yin Jin Jing não tem nada haver com o Taoismo nem com vibração de tendões, telecinésia, quebrar pedras ou etc... É um conjunto de séries de exercícios internos voltados para a saúde e vigor físico junto com paz mental o criador Bodidharma (que alguns historiadores chineses duvidam da atribuição desses exercícios a ele)

    A autenticidade do Yi Jin Jing foi desacreditada por alguns historiadores, incluindo Tang Hao, Xu Zhen e Matsuda Ryuchi. Este argumento é resumido pelo historiador moderno Lin boyuan em seu Zhongguo wushu shi: Quanto à "Yi Jin Jing" (Classicos da Mudança do Musculo), um texto falso atribuído a Bodhidharma e incluído na legenda de seus transmissores artes marciais no templo, ele foi escrito na dinastia Ming, em 1624, pelo padre taoísta Zining do Monte. Tiantai, e falsamente atribuído a Bodhidharma. Prefácios forjados, atribuídos ao general Tang, Li Jing e General Song Niu Gao do Sul foram escritos, eles dizem que, depois de Bodhidharma enfrentou a parede por nove anos no templo Shaolin, ele deixou para trás uma caixa de ferro, quando os monges abriu o baú, encontraram os dois livros "Xi Sui Jing" (Classicos da Lavagem do Tutano ) e "Yi Jin Jing" dentro. O primeiro livro foi tomado pelo seu discípulo Huike, e desapareceu;. Quanto ao segundo, "os monges egoisticamente se apoderaram dele e praticando as habilidades nele, caindo em formas heterodoxas, e perdendo o propósito correto de cultivar o real propósito, os monges fizeram alguma fama para si através da sua habilidade de luta, tudo isso é devido a ter obtido esse manuscrito ". Com base nisso, Bodhidharma foi reivindicada a ser o antepassado de artes marciais Shaolin. Este manuscrito está cheio de erros, absurdos e reivindicações fantásticas, não pode ser tomado como uma fonte legítima.

    Outra fonte original que provou que a história Bodhidharma ser principalmente falso: A mais antiga cópia disponível, foi publicado em 1827 e na composição do texto em si foi datado de 1624. Mesmo assim, a associação de Bodhidharma com as artes marciais só se torna generalizada como resultado da serialização 1904-1907 do romance As Viagens de Lao Ts'An na Revista de Ficção Ilustrada: Um dos recém-inventado e mais familiar das narrativas históricas de Shaolin é uma história que afirma que o monge indiano Bodhidharma, o suposto fundador do chinês Chan (Zen), apresentou o boxe para o mosteiro como uma forma de exercício em torno de anúncio 525. Esta história apareceu pela primeira vez em uma novela popular, As Viagens de Lao T'san, publicado como uma série em uma revista literária em 1907. Esta história foi rapidamente apanhado por outras pessoas e se espalhou rapidamente através da publicação de um manual popular contemporânea boxe, Segredos do Boxe Shaolin Métodos, ea primeira história da cultura física chinês publicado em 1919. Como resultado, ele tem desfrutado de grande circulação oral e é um dos mais "sagrado" das narrativas compartilhadas dentro de chineses e chinesas derivado artes marciais. Que esta história é claramente uma invenção do século XX é confirmado pelos escritos que remonta pelo menos 250 anos antes, que mencionam ambas as artes marciais e Bodhidharma, mas não fazem nenhuma ligação entre os dois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu já havia lido sobre isso, e acredito até que provavelmente Da Mo, o famoso Bodhidharma nunca tenha existido de fato. No entanto, o termo yi jin jing começou a ser adotado para designar práticas de trabalho com tendão e músculo. Eu estudei com cinco mestres taoistas de linhagens diferentes, e fui iniciado em quatro destas linhagens e discípulo de dois mestres, tendo como meu principal, um mestre da linhagem Kunlun. Todas as tradições taoistas tem um trabalho forte com tendão e músculos (alguns chamam de yi jin jing, outros não). O termo na tradição foi adotado a alguns séculos atrás, para facilitar o ensinamento do método, e relacionar também melhor os tratados sobre esse tipo de transformação, visto que isso era uma bagunça na antiguidade, não diferente do que é hoje, e eu também sou pesquisador acadêmico, da USP, e é impossível fechar o conhecimento das tradições antigas dentro da academia, ainda mais referindo-se a um termo que foi adotado por tantas tradições.

      Quanto ao poderes sobrenaturais, sinto muito, mas isso é parte integral de algumas tradições, e serve para comprovar se o praticante realmente atingiu aquele nível de desenvolvimento interno.

      Pena você ter postado como anônimo, gostaria de continuar essa conversa.

      Abração.

      No Dharma.

      Carlos G.

      Excluir
    2. muito bom texto se tiver uma forma de postar exercícios para ossos e tendoes

      Excluir
  2. ola boa noite , tenho muito interesse , porém acho muita explicação para o assunto , gostaria de comprender melhor e começar a treinar , se alguém poder me ajudar ficaria muito feliz

    ResponderExcluir