sábado, 22 de dezembro de 2012

Os 5 elementos e a constituição física

Para os iniciantes na prática do qigong, o mundo é estruturado a partir de 5 elementos, sendo eles a água, a madeira, o fogo, a terra e o metal. Todas as coisas, os animais, os nossos órgãos, os nossos sentidos, os sentimentos, a nossa vibração, até a nossa constituição física, estão ligadas a pelo menos um dos 5 elementos.



A figura acima mostra a cor de cada elemento e os ciclos energéticos de criação e inibição.

Cada elemento tem o seu órgão yin e sua víscera yang.
Elemento
Órgão Yin
Víscera Yang
Água
Rins
Bexiga
Madeira
Fígado
Vesícula Biliar
Fogo
Coração
Intestino Delgado
Terra
Baço-Pâncreas
Estômago
Metal
Pulmão
Intestino Grosso



Dentre as várias coisas que podemos relacionar, escolhi escrever sobre a constituição física, já que é mais fácil de identificá-la, apenas olhando no espelho você pode saber qual é a sua.

O elemento água está relacionado com o urso e a constituição física das pessoas com corpo de água é próxima à deste animal. São pessoas que tem uma estrutura maior, ombros e quadris largos. Elas têm ossos grandes, mesmo que percam gordura, vão continuar com o corpo grande.

Não devemos cair na lavagem cerebral da mídia de que esse tipo de corpo é menos atraente que os outros tipos, cada um tem seu atrativo e esse também tem sua beleza. Muitas pessoas tem a autoestima baixa devido a essa ideia boba, mas amor próprio tem que estar muito acima dessas coisas.



O elemento madeira está relacionado com o cervo, também conhecido como veado. Quem tem corpo de madeira tem a constituição física mais alongada parecida com a deste animal. São pessoas que tem uma estrutura retangular, ombros e quadris finos, sem uma cintura bem definida.
Eu tenho esse tipo de corpo e confesso que já sofri por me achar meio palitinho, mas felizmente um pouco de maturidade nos dá outros parâmetros mais importantes para nos definirmos do que apenas o corpo.



O elemento fogo está relacionado com a garça e a constituição física das pessoas com corpo de fogo é próxima à deste animal. Este é um tipo de corpo que tem mais curvas e tem uma cintura bem acentuada em homens e em mulheres.
Esse é o famoso corpo violão, o tipo mais valorizado e almejado pelas pessoas. É um corpo tão bonito quanto os outros, mas me preocupa a adoração das pessoas a ele, porque as que não tem esse tipo de corpo se desvalorizam.



O elemento terra está relacionado com o macaco e a constituição física das pessoas com corpo de terra é mais curta, próxima à deste animal. A baixa estatura e o quadril largo são as características mais marcantes. 
Esse tipo de corpo é o de muitas mulheres que tem dificuldade em achar calça jeans que sirva perfeitamente. A indústria da moda não está preparada para todos os corpos, até porque alguns acham que só existe um tipo e os outros tipos só estão assim por descuido. Isso é mentira, quem nasceu com um tipo vai se manter nele por pelo menos algum tempo, e alguns se manterão assim até o fim da vida.



O elemento metal está relacionado com o tigre e a constituição física grande das pessoas com corpo de metal é próxima à deste animal. A característica mais marcante é o ombro largo.
As pessoas com esse tipo de corpo parecem que malham os braços sempre. Musculação ou o ato de engordar pode dificultar a identificação dos tipos, mas não muda a constituição física, que está baseada nos ossos.



Para mim, o melhor de saber desses tipos é nunca nem cogitar mudar o meu, pois todos tem sua beleza.
Já identificou qual é o seu tipo? A partir desse conhecimento, gostaria que todas as pessoas aceitassem e amassem o próprio corpo. Elas seriam muito mais felizes!


Os desenhos em preto e branco são do livro Medical Qigong do Phd. Jerry Alan Johnson e os slides com as fotos foram tirados do curso de fisiologia energética do +Carlos G. Obrigada por permitir isso, meu professor!


Visite nosso site: www.taoismobrasil.com

Escrito por Li Hua (Maitê Gomes) - Professora da tradição Jiulong Kunlun





2 comentários :

  1. *-* gostei pacas
    e melhor conhecer os corpos e
    saber que não e só a beleza que a mídia nos mostra

    ResponderExcluir
  2. Bom dia gostei muito deste trabalho somente em uma questão a meu ponto vista seria a imagem de metal e madeira estaria trocadas

    ResponderExcluir