domingo, 18 de novembro de 2012

Jiulong Kunlun

Jiulong Kunlun - Os nove dragões da montanha ancestral

A tradição Jiulong Kunlun é o nome dado ao conhecimento do povo Fang Shi, os antigos praticantes das artes espirituais do oriente que buscavam autoaperfeiçoamento através do estudo da natureza e de uma profunda conexão com o seu sagrado interior. O mecanismo para esta busca são práticas energéticas, chamadas de Qigong (Chi Kung) que quer dizer: Trabalho com energia. O taoismo alquímico, que busca o refinamento do ser até que ele possa assumir a sua natureza original, não é uma religião e pode ser praticado por qualquer pessoa que esteja disposta a se conhecer intimamente, independente de credo ou de limitações físicas ou de idade.

Qigong Chi Kung

 Qigong ou Chi Kung é um termo que começou a ser adotado pelos chineses para descrever todas as práticas de meditação, exercícios físicos, espirituais e respiratórios da antiguidade e da atualidade que referem-se ao auto cultivo.

Um sistema de Chi Kung (Qigong) é uma escola cheia de ensinamentos e atividades que estão conectadas, tem níveis, e um objetivo final, dependendo da fomentação e da filosofia de cada grupo escolástico.

A importância das iniciações

Muitas pessoas se perguntam sobre a necessidade de entrar em uma escola tradicional de Alquimia Interna Taoista (Nei Dan para homens e Nu Dan para mulheres) com relação ás práticas de Chi Kung (Qigong), os exercícios espirituais dos antigos mestres.

As escolas tradicionais garantem que todas as práticas que você fizer tem um sentido, ou seja, tudo está acoplado e tem níveis e diferentes graduações, desde as práticas mais simples até as mais avançadas, onde um treinamento é pré-requisito para os próximos, e ao se chegar numa determinada realização na prática, esta deve ser abandonada, ao contrário de muitos exercícios de Chi Kung (Qigong) que estão surgindo, inovadores e milagrosos.

São de fato muito bons, e cumprem o que prometem, ao mesmo tempo são práticas que escravizam os praticantes (eles terão que as praticar pelo resto da vida para manter o efeito delas) e não levam a um desenvolvimento de consciência do motivo do problema que originou a dor, ou desconforto ou o problema em questão.

As práticas do Chi Kung (qigong) antigo são feitas para serem praticadas e abandonadas assim que cumprirem o seu papel de treinamento ou ritual. De fato, nas iniciações são feitas algumas práticas que fazemos só uma vez na vida.

Quando um canal está limpo, o corpo está alinhado, vem o trabalho para manter esse estágio, ou seja, há uma necessidade de modificar o padrão que antes mantinha o canal fechado, sendo no seu corpo, nas suas atitudes, etc.

As práticas de alquimia interna taoista não estão vinculados a nenhuma religião, de fato ela sugere que não precisamos de nenhuma entidade devocional, que o templo que importa te acompanha onde você estiver, e que você deve estabelecer a sua conexão com Deus (ou a força divina, Tao, há muitos nomes para essa força) sem necessitar de intermediários.

Ao se entrar numa escola antiga e estudar com um mestre realizado, um portador de linhagem, ou um instrutor graduado e minimamente realizado nas práticas você tem a chance dentro da segurança de um método milenar de se desenvolver e encontrar a luz dentro de si mesmo, sua verdade interna, sua expressão de vida e se tornar senhor (a) de sua própria vida.

As iniciações abrem caminhos e canais de energia que muitas pessoas abrem sozinhas e desenvolvem sem saber ao certo o que está acontecendo, e muitas vezes acabam se perdendo ou tentando induzir esse processo em outras pessoas sem ter conhecimento suficiente sobre o que estão fazendo. Ao receber uma iniciação, a linhagem te presenteia com a sensação de um canal aberto ou a recordação do seu espírito de seu poder e da sua natureza divina original.

Aqueles que conseguem realização sem nenhum método, não precisam de um método, mas ainda assim podem aprender esses métodos para estruturar os seus processos espirituais e suas experiências de vida.

Apesar de ser secreto, vou abrir um pouco sobre a estrutura da escola a qual faço parte:

 

 O Caminho

.Estabelecimento da fundação

Fortalecer e relaxar os tendões, os músculos, os ossos, compreender as forças que regem o universo e  I Ching (livro onde está escrito de forma simbólica as transformações possíveis das forças da natureza), aprender a sorrir, a purificar o corpo, abrir os canais por onde a força universal (qi) circula, compreender a natureza do corpo, iniciar os processos de alquimia sexual e despertar da energia fria e da energia quente, alinhar o corpo e unificá-lo, estabelecer o centro e aprender a se mover á partir dele, e finalmente desenvolver o amor universal, a força do fogo imperial.

Ao final desse estágio não deve haver nenhum desconforto físico, emocional ou espiritual.

O chi kung (qigong) não foi desenvolvido para saúde, esta é uma das realizações das práticas e deve ser uma consequência da busca espiritual para a compreensão do ser, do universo, do sentido da vida e das suas repetições e encontrar a grande iluminação

.Transformar matéria em energia

Reconhecer a natureza ilusória da matéria e a sua real essência com todo seu ser, práticas de sonhos e posturas de relaxamento profundo que induzem a dormir rapidamente, práticas de compreensão das transferências da sua própria energia, práticas de expansão e projeção de consciência, despertar do fogo celestial, prática de reversão do fogo e da água, práticas das torres de luz e acesso ás fontes de sabedoria do universo, atingindo consciência atemporal.

.Transformar energia em espírito

Alquimia do Sol e da Lua, compreensão do processo que sustenta a vida, pratica de desfragmentação do corpo e transferência para o corpo do espírito

.Transformar espirito em vazio

Alquimia das estrelas e desenvolvimento do corpo universal

.Utilizar o vazio para unir-se ao TAO

União completa e total com  força criadora

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/qigongkunlun/
Visite nosso site: www.taoismobrasil.com
Assista nossos vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCOM0hC0Y1p6NzLZFzWjJ_UA

Escrito por Tai Yin (Carlos Gonzaga) - Portador da tradição Jiulong Kunlun

Um comentário :

  1. Olá,meu nome é Gelson,quero muito me aprofundar nos conhecimentos de sua linhagem.Peço maiores informações!!!Grato

    ResponderExcluir